quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sequência Didática de Ciências

Tema: Aquecimento Global/ Efeito Estufa/ Mudanças Climáticas/ Desmatamento/ Preservação da Floresta Amazônica/ Extinção dos animais.

Anos: 5° ano do Ensino Fundamental

Tempo Estimado: 5 Aulas

Objetivos:
·         Diferenciar conservação de preservação.
·         Compreender a dependência do homem em relação à natureza. 
·         Entender a responsabilidade de cada um na conservação do ambiente.
·         Descobrir formas de usufruir recursos naturais sem destruir. 
·         Identificar ações de conservação.

Conteúdos:
·         Conservação e preservação
·         Leitura e interpretação de textos
·         Cruzadinha
·         Vídeos (falando sobre o tema)
·         Confecção de Cartazes
·         Filme a Era do gelo
·         Produção de texto.

Metodologia:
  • Conversa informal
  • Leitura individual
  • Pesquisa no laboratório de informática
  • Produção
  • Pesquisa na biblioteca

Desenvolvimento:

1ª AULA:

Fazer um levantamento dos conhecimentos que os alunos têm sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência e a qualidade de vida do ser humano. Para isso, serão utilizadas algumas perguntas: "O que já ouviram falar sobre recursos naturais? Como acham que podemos utilizá-los? Quais cuidados julgam ser necessários para conservar esses recursos?". Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar alguns deles, como madeira, algodão, água e alimentos, entre outros. Estimulando-os a pensar sobre a utilização de recursos naturais em nosso dia a dia. Peça que eles olhem ao redor e identifiquem objetos feitos com matéria-prima retirada da natureza, como um lápis (feito de madeira) ou uma blusa (feita de algodão). Para finalizar a etapa, discuta se há ou não necessidade de preservarmos os recursos naturais. Para finalizar a aula será utilizado um texto e interpretação que fala sobre o Aquecimento Global e as mudanças climáticas.

2ª AULA:

            Transmitir aos alunos os conceitos de “preservação” e “conservação”, utilizar o dicionário na sala de aula como fonte de pesquisa. Preservação e conservação são conceitos distintos. O primeiro diz respeito à proteção integral da natureza, sem que haja interferência do homem (entendido aqui como o causador do desequilíbrio). Já o segundo tem a ver com desenvolvimento sustentável, ou seja, o homem interage com o ambiente (extraindo recursos naturais, por exemplo), mas o faz de maneira racional e criteriosa para que as próximas gerações também possam usufruir a natureza. Em ambos os casos, observa-se o homem conservando o ambiente que lhe garante o sustento. Levar os alunos para a sala de informática e solicitar que pesquisem em fontes confiáveis na internet parques, instituições ou indústrias que tenham como meta a conservação ambiental. O objetivo dessa atividade é coletar informações sobre a conservação de recursos.


3ª AULA:

            Atividade Vídeos turma da Mônica – Vamos cuidar do Meio ambiente e Turma da Mônica – Um plano para Salvar o planeta. Depois a utilização de um caça palavras caça- Palavras sobre o meio ambiente.

4ª AULA:

            Dividir a turma em grupos de alunos sendo que cada grupo ficará responsável por confeccionar um cartaz (sobre: Aquecimento Global/ Efeito Estufa/ Mudanças Climáticas/ Desmatamento/ Preservação da Floresta Amazônica/ Extinção dos animais, os temas serão divididos, cada grupo terá um tema). Depois será feita exposição dos cartazes na escola.

5ª AULA:

            Filme a Era do Gelo, produção de texto sobre o entendimento dos alunos sobre os temas trabalhados e o filme.

Avaliação:
            Será avaliada a participação, envolvimento, organização dos alunos e a produção dos cartazes e o texto respeitando as potencialidades de cada aluno.



ANEXOS

O PLANETA PRECISA DE AJUDA

A grande maioria das pessoas não se preocupa com o aquecimento global, pois pensam que se trata apenas de um problema ambiental que afetará apenas algumas espécies de animais e plantas, porem se pararmos para observar nota-se que já estão acontecendo grandes enchentes, alagamentos, chuvas e calor com muito mais intensidade prejudicando também ao ser humano.
As alterações climáticas ocorridas no planeta são conseqüência do aquecimento Global, causados pela poluição, desmatamento e queimadas, e a grande contribuição destas alterações vem do próprio ser humano.
            Os derretimentos das placas de gelo da Antártica também estão se tornando um grande problema, pois o nível dos oceanos estão aumentando cobrindo varias áreas litorâneas no mundo.
                        É preciso que as pessoas tomem consciência de que coisas que aparentam não terem problemas podem gerar grandes conseqüências, e já que não foram evitadas no inicio que a partir de agora comecem há pensar um pouco mais antes de jogar um simples papel de bala no chão ou até um corte de uma árvore e queimadas, assim tentando evitar um futuro de mais desastres do que já estão acontecendo.
            O que podemos fazer para ajudar o meio ambiente?
            Produzir menos lixo, ajudar na reciclagem separando todos os lixos, ajudar na plantação de árvores já seria um bom começo.
Responda:
1)    Quais as conseqüências do aquecimento Global para o ser humano?
2)    O que podemos fazer para impedir o Aquecimento Global?
3)    O que faz para evitar o Aquecimento Global?
           
REFERÊNCIAS:

http://www.noticiaproibida.org/ acesso em 29/08/2011
http://www.alienado.net/o-que-e-aquecimento-global/ acesso em 29/08/2011
http://www.mundodastribos.com/aquecimento-global-consequencias.html/ acesso em29/08/2011



   







Nenhum comentário:

Postar um comentário